Rose e Arte

Seja bem vindo(a) ao meu blog! Rose e Arte
Aqui você vai encontrar Arte com crianças, Arte com sucata, Arte com teatro, Arte e Poesia, Arte e Educação.

domingo, 25 de setembro de 2011

A Sopa de Pedras de Pedro Malazartes

No Caudos e Causos do Grupo da Fraternidade Eurípedes Barsanulfo aconteceu um encontro muito importante! O Coronel  Apolodoro Máximo conhecido pela suas contações de vantagens e proesas, e o famoso Pedro Malazartes, que  foi convidado para contar uma de suas histórias famosas nesse dia frio de final de inverno. Porque fama esses dois tem é por demais viu!
Pedro Malazartes começou a contar como  foi chamado para  resolver um problema num pé de serra pertinho de São Paulo. Ele começou a  falar de como é muito esperto e inteligente, que é pedagogo famoso no mundo inteiro e como se  dispôs a ajudar aquela gente.
É que nesse lugarejo as crianças não queriam tomar sopa de jeito nenhum. E olhe que lá tinha bastante hortaliças fresquinhas, legumes colhidos na hora!  Pedro mandou chamar todas as crianças e falou em tom muito convincente. Criançada bonita! Vocês conhecem a famosa sopa de Pedro Malazartes? Minha sopa é maravilhosa! É minha maravilhosa sopa de pedras! As crianças viraram a cara e Pedro continuou. Quem quer provar da minha maravilhosa sopa de pedras? Eu vou dividir o grupo de oceis em três, o da direita vai no rio buscar pra mim pedras bem redondinhas, ovar, triangular, quadrada num serve, tem que ser redondinhas. O grupo do meio vai na horta buscar verduras e legumes fresquinhos. E o grupo da esquerda vai buscar água do rio nessas cumbuquinhas aqui. E podem ir. E as crianças iam e voltavam várias vezes. E Pedro Malazartes mandava elas voltarem e buscar mais. Enquanto isso Pedro foi arrumando o  fogo, o caldeirão, e foi colocando ali, os legumes, as verduras, as pedras redondinhas, a água do rio que as crianças levavam. A sopa começou a cheirar, a cheirar... E as crianças já estavam morrendo de fome, o estômago já começava a roncar. Quando disseram a Pedro que estavam com muita fome, ele começou a distribuir a sopa que cheirava muito bem. As crianças tomaram a sopa e repetiram, dizendo que estava uma delícia. Quando de repente, uma das crianças, um menino, que Pedro falou que até parecia ser filho dele disse:
_Oh Pedro, a sopa tá uma delícia, mas, e as pedras? E Pedro respondeu:
_As pedras ficam no fundo é só pra dar um gostinho!!!
E cantou sua música com o refrão que diz assim:

 A minha sopa de pedras tem mior sabor, 
 eu boto legume da horta só pra dar a cor,
 verdura fresquinha, bocadinho só,
 eu boto água do rio pra ficar mior!!!







E é assim que Pedro Malazartes, famoso no mundo todo, através de sua esperteza e inteligência resolve os problemas das pessoas a qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário