Rose e Arte

Seja bem vindo(a) ao meu blog! Rose e Arte
Aqui você vai encontrar Arte com crianças, Arte com sucata, Arte com teatro, Arte e Poesia, Arte e Educação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Cigarra e as Formigas

A cigarra e as Formigas fizeram uma apresentação para as crianças de uma Creche no mês de junho de 2011.

A cigarra só queria saber de cantar enquanto as formigas só trabalhavam. Quando o inverno chegou...
Essa apresentação foi interessante porque no final a cigarra recebe ajuda das formigas. As crianças da creche aprenderam valores como perdão, amizade, solidariedade, fraternidade, união.

Foi muito gratificante representar a Cigarra. E o retorno das crianças foi interessante.
 Uma criança queria dar a sua blusinha para a cigarra. Foi envolvente e emocionante!











terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fórum Técnico de Educação

"Não há saber mais ou menos: há saberes diferentes." 
  Paulo Freire

Durante três dias, nomes importantes e influentes estiveram presentes no evento do Sesc Minas Gerais, Senac Minas e Fecomércio Minas - deram continuidade às reflexões sobre o contexto atual da educação brasileira e seus En[caminhamentos] para o futuro, vislumbrando os "Novos Rumos da Educação". As presenças dos palestrantes e de toda a organização do evento trouxeram grandes contribuições aos educadores e demais pessoas no evento. 

Os temas foram:
"Excelência na educação pública: estratégia, inovação e talento"  por Waldez Ludwig.
"A grande virada - regras de ouro da superação" por José Luiz Tejon.
"As redes sociais e o impacto na Educação" por Martha Gabriel.
"Sabor Amazônia: a natureza em artes - versos, prosa e canto" por Thiago de Mello e Nilson Chaves.
"Educação e desenvolvimento sustentável" por Mozart Ramos.
"Alfabetização estética e sentimental" por José Ernesto Bologna.
"A natureza é nosso teatro e nossa sala de aula" por Ulisses Tavares.
"Arte do conviver e do aprender" - pilares da educação" por Eduardo Shinyashiki.

 Síntese do Fórum 
Foram três dias de palavras, sons, emoções, sentimentos de valorização que quero compartilhar com vocês.

O ser humano é a sua história. Dê o melhor de si na vida e sempre haverá alguém que lembrará de você em algum momento.
Não há coisa mais importante do que professores que lidam com crianças. A criança é que salva. Cuide de ensinar porque amanhã a criança será um adulto que poderá fazer a diferença na vida de alguém. Não deixe a sua criança interior desaparecer. Não acabe com a esperança de uma criança.
O trabalho é a melhor terapia.
Espíritos evolutivos criam tudo. A alma precisa estar aberta no processo da mudança. Devemos aprender a amar tudo no mundo, você passará a gostar do que não gosta.
Somos contadores de histórias de nós mesmos.
Preste atenção nas pessoas que te incomodam. Pense se você não tem que mudar algo na sua vida.
Com quem você anda?
Qual a sua legião?
Mude de relacionamento.
A vida é um educandário.
Numa aula você pode mudar a vida de uma pessoa. Reconheça a dádiva de ser professor.

Conceito de Sustentabilidade
- formar indivíduos com valores éticos e morais;
- constituir comunidades em torno de compromissos coletivos, tolerância e igualdade;
- estabelecer sistemas sociais e instituições participativas, transparentes e justas;
-valorizar práticas ambientais capazes de sustentar a biodiversidade e os processos ecológicos de apoio à vida.
Desafios
- a explosão demográfica
- o modo de pensar do ser humano
- a educação de qualidade para todos


Aprenda com humildade.
Uma grande preocupação atual - a evasão da EJA. 

A arte como forma de educar
A arte é cognição e cultura. A arte diverte instruindo.
Existe uma grande força dentro de você. Saiba que você veio na vida para fazer coisas  maiores.

Atitude é comunicação. Viva a diversidade. Seja um protagonista e não um observador.

Tenha a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Tenha paixão pelo que faz.
Ative os seus neurônios.



 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Minhas amigas plantinhas

















 Uma flor, um carinho, uma delizadeza, uma demonstração de amizade, um olhar que transmite paz, um bem querer, um animalzinho, um abraço, um beijo, uma conversa agradável, um filme bonito, um livro interessante, uma pessoa sensível, uma criança, uma atenção especial, poemas, histórias emocionantes, lições de vida, um telefonema, um email, um cartão, um bilhete, um acróstico, um bom pensamento, um sonho, um desdobramento, um passeio, um trabalho, uma distração, um momento, viver o presente, encontrar com a família, abraçar quem amo, ganhar um cafuné, sentar a beira de um fogão à lenha, comer broa de fubá com queijo e tomar café, tirar muitas fotos, compartilhar as fotos, andar na praia, banhar-se em cachoeira, passear com meus cachorros, cuidar do meu passarinho, molhar minhas plantinhas, ajudar alguém, um compromisso, um evento, fazer compras, fazer doações, recontar e compartilhar o que aprendo, repartir o pão, conseguir realizar minhas metas, ter coragem para enfrentar os desafios que a vida nos propõe, sentir meu anjo protetor, ter consciência de mim mesma e o mais importante vencer a mim mesma.
Minhas plantinhas falam por mim.

domingo, 25 de setembro de 2011

A Sopa de Pedras de Pedro Malazartes

No Caudos e Causos do Grupo da Fraternidade Eurípedes Barsanulfo aconteceu um encontro muito importante! O Coronel  Apolodoro Máximo conhecido pela suas contações de vantagens e proesas, e o famoso Pedro Malazartes, que  foi convidado para contar uma de suas histórias famosas nesse dia frio de final de inverno. Porque fama esses dois tem é por demais viu!
Pedro Malazartes começou a contar como  foi chamado para  resolver um problema num pé de serra pertinho de São Paulo. Ele começou a  falar de como é muito esperto e inteligente, que é pedagogo famoso no mundo inteiro e como se  dispôs a ajudar aquela gente.
É que nesse lugarejo as crianças não queriam tomar sopa de jeito nenhum. E olhe que lá tinha bastante hortaliças fresquinhas, legumes colhidos na hora!  Pedro mandou chamar todas as crianças e falou em tom muito convincente. Criançada bonita! Vocês conhecem a famosa sopa de Pedro Malazartes? Minha sopa é maravilhosa! É minha maravilhosa sopa de pedras! As crianças viraram a cara e Pedro continuou. Quem quer provar da minha maravilhosa sopa de pedras? Eu vou dividir o grupo de oceis em três, o da direita vai no rio buscar pra mim pedras bem redondinhas, ovar, triangular, quadrada num serve, tem que ser redondinhas. O grupo do meio vai na horta buscar verduras e legumes fresquinhos. E o grupo da esquerda vai buscar água do rio nessas cumbuquinhas aqui. E podem ir. E as crianças iam e voltavam várias vezes. E Pedro Malazartes mandava elas voltarem e buscar mais. Enquanto isso Pedro foi arrumando o  fogo, o caldeirão, e foi colocando ali, os legumes, as verduras, as pedras redondinhas, a água do rio que as crianças levavam. A sopa começou a cheirar, a cheirar... E as crianças já estavam morrendo de fome, o estômago já começava a roncar. Quando disseram a Pedro que estavam com muita fome, ele começou a distribuir a sopa que cheirava muito bem. As crianças tomaram a sopa e repetiram, dizendo que estava uma delícia. Quando de repente, uma das crianças, um menino, que Pedro falou que até parecia ser filho dele disse:
_Oh Pedro, a sopa tá uma delícia, mas, e as pedras? E Pedro respondeu:
_As pedras ficam no fundo é só pra dar um gostinho!!!
E cantou sua música com o refrão que diz assim:

 A minha sopa de pedras tem mior sabor, 
 eu boto legume da horta só pra dar a cor,
 verdura fresquinha, bocadinho só,
 eu boto água do rio pra ficar mior!!!







E é assim que Pedro Malazartes, famoso no mundo todo, através de sua esperteza e inteligência resolve os problemas das pessoas a qualquer hora.

Trabalho com Maquetes







Esse trabalho foi construído a partir de sucatas como: papelão, caixas de sapatos, caixinhas diversas, brinquedos usados, tinta, cola branca, isopor e muita disposição de nossa parte. A princípio pensei numa maneira diferente em distribuir 10 pontos para geografia. Como faria um trabalho,  em que houvesse a participação de todas as crianças e ao mesmo tempo fosse uma atividade  dinâmica? Bom, perguntei as crianças  se já tinham visto alguma maquete, se sabiam o que era. Algumas sabiam, então, expliquei como faríamos e o mais importante, perguntei a elas se gostariam de construir comigo uma maquete. Acho que quem está lendo agora já pode adivinhar a resposta não é?  Pedi a elas que ao irem embora para casa e na vinda para a escola no dia seguinte, observassem com atenção as ruas, as casas, as lojas, os prédios, os carros. Bem, começamos a colocar em prática toda a nossa ideia. Pedi que as crianças trouxessem o material de casa, que pedissem aos pais algumas sucatas para confeccionarmos nossa maquete.Eu também trouxe alguns materiais de casa como exemplo do que seriam sucatas. De posse do material necessário começamos o nosso trabalho. Primeiro pintamos as caixas, foi  muito divertido porque as crianças não paravam de falar. Estavam muito entusiasmadas, iam  pintando e pensando no que iriam transformar aquelas caixas. Seria um estabelecimento comercial? Uma feira de exposição? Um foguete? Um shopping? Uma casa diferente? E aos poucos foram surgindo as casas, os prédios, as árvores, os shoppings, as padarias, a delegacia de polícia, o submarino, a casa voadora, um foguete, a expominas e outras coisas. Deixei que as crianças criassem, imaginassem livremente. Continuamos no outro dia o nosso trabalho com a maquete. Começamos com a colagem das caixas nas bases de papelão. Foi interessante ver a euforia das crianças e a participação delas no trabalho. Elas criaram um Parque, um Museu, Uma Estação de Trem, uma lagoa. E foram colando os brinquedinhos na maquete. Ah! Antes que eu esqueça, foram duas maquetes, pois não daria para colar todos os materiais em uma maquete. Para mim é sempre muito gratificante, pois a alegria deles "meus alunos" não tem preço. O cansaço e o trabalho "eu tiro de letra". 
Vale a pena! Fico feliz em ver a alegria no rostinho dos meus alunos. 
Convidamos quatro turmas para visitar nossa sala e ver nosso trabalho. Foi um sucesso!